23 de novembro de 2012

[Resenha] Um Dia, David Nicholls

Olá leitores!
Vamos conferir mais uma resenha. O livro a ser resenhado da vez é UM DIA do autor David Nicholls. Espero que gostem e comentem!

15 de julho de 1988. Após o fim da formatura da universidade, lá está Dexter e Emma em uma cama de solteiro depois de uma noitada daquelas. Apenas esta noite juntos, depois cada um partirá em caminhos diferentes, mas mesmo que esta tenha sido “apenas uma noite”, teve um grande significado para Emma e Dexter, até para Dexter que por vezes era considerado um “pegador”. Por isso, nenhum dos dois consegue esquecer o que aconteceu e o sentimento que floresceu em cada um. Eles se tornam grandes amigos compartilhando um com o outro as alegrias, tristezas, várias e hilariantes histórias.

Ao decorrer dos anos cada um segue sua trilha, buscando seus ideais, se decepcionando, sorrindo ou até mesmo não contendo as lágrimas. Eles irão conseguir ser e ter o que verdadeiramente queriam? Sendo apenas dois jovens, estes não saberiam o que estava por vim e o que realmente iria acontecer durantes esses anos. Mesmo que na decorrência dos anos eles ainda permaneciam em contato um com o outro, por meio de cartas, telefonemas ou até mesmo presencialmente. Durante cada página iremos descobrir o que aconteceu com Emma e Dexter.

Nesta majestosa e ao mesmo tempo simples narrativa que possuímos em cada capítulo, todos narrados em terceira pessoa, lapsos de memórias de acontecimentos em apenas uma data: 15 de julho, onde tudo começou. A cada ano, uma mudança tanto física quanto psicológica em cada personagem. Além, é claro das alterações nos anos é destacado em algumas páginas as “modinhas” da época, como: os estilos musicais.

O livro é divido em cinco partes e em cada uma delas iremos vendo como está a vida de cada um deles. Novas pessoas, novos amigos, novos amores... não é apenas a vida de Em e Dex que está presente no livro, mas há também alguns personagens secundários como: Ian, Suki, Sylvie e Jasmine (vocês irão saber mais sobre esses personagens quando lerem o livro). Foram vinte anos de várias mudanças.

Por vezes é difícil transpor as ideias que tive/tenho sobre este livro, por ele ser tão bom que é realmente difícil escrever sobre ele, digo-lhes a verdade. Nicholls possui uma escrita que é simples, mas que ao mesmo tempo é inteligente, doce, complexa. Os personagens têm que estar presente nesta resenha, não é pelo fato de serem Em e Dex, as características destes são notáveis. Emma é uma jovem doce, bonita (mas que muitas vezes não se valoriza), inteligente, simples; já Dexter é costumeiro jovem dos anos 80, pegador por vezes, carismático, este foi um personagem marcante para mim, foram muitas mais muitas as vezes que eu queria matar ele, mas ao mesmo tempo eu queria entrar no livro e abraçá-lo.

Em e Dex, Dex e Em... Fiquei apaixonada por este casal. Sempre vi resenhas positivas relacionadas ao livro Um Dia e eu sempre quis ler desde que a Fran (obrigada prima \õ.) me falou sobre ele e eis que surge a oportunidade, peguei o livro emprestado e logo comecei a leitura, mesmo que eu não quisesse parar de ler já nas páginas iniciais, quando cheguei às últimas páginas foi impossível de largar o livro.

Um Dia é um livro que indico com o maior orgulho! David Nicholls nos surpreende com a narrativa de Um Dia e isso você percebe logo nas primeiras páginas.





25 comentários:

  1. Já vi, já peguei esse livro varias vezes na mão e nunca quis ler.
    Sei lá, não me pareceu uma história atraente, e nem o filme eu vi.

    Bjos!

    Livro Nas Mãos
    http://livronasmaos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi flor,
    No ano passado ficava com aquela curiosidade por essa leitura, li diversas resenhas positivas, e não resisti comprei o livro, porém ainda não li, quero assisti ao filme antes rs,
    Adoro livros que não conseguimos largar até o fim.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Natalia! Estou ansiosa para ler Um Dia! Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Nati!!!
    Nossa, que resenha animadora e estimulante ;)
    Se eu já tinha vontade de ler esse livro, agora é que quero mesmo ler...
    Você sabe o quanto gosto dessas estórias românticas e profundas!!! Irei ler \o/

    abraços
    Ronaldo Gomes
    livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei das duas capas! Geralmente não é o que eu leria (não gosto de romances como foco da história) mas um dia posso dar uma chance - estou tenando dversificar minhas leituras rs

    ResponderExcluir
  6. Oi Natalia,
    Sabe que eu tbm fui ler o livro após ver tantas resenhas elogiando a obra. O problema é que fui ler com uma expectativa mto alta, ou seja, esperava mais do livro.
    Mas achei interessante a jornada dos personagens, e a evolução que eles tiveram ao longo dos vinte anos.
    Abraço,
    Alê
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Tava meio em duvida com o livro, mas na fnac tava muito barato dai eu comprei.

    estacaoliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. AÍ,QUE RESENHA TUDO! Sou até suspeita para falar,pois sou apaixonada por esse livro *.*
    Parabéns pela resenha.
    Beijo
    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Natalia! Este livro é sempre bem comentado, mas até hoje não li, sua resenha está tão animada que deu vontade de ir comprar agora. Vinte anos, é uma vida, fico imaginado quantas coisas aconteceram ao casal.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Minha irmã já leu esse livro, e pela estória que ela tava me contando não sei se vou curti muito essa leitura^^

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. AH esse foi meu livro do ano!!!!!Esperei muito tempo para lê-lo, e amei, sinceramente não me arrependi nenhum minuto.
    Rafa
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu esperei muito mais desse livro... Achei que a historia fosse a coisa mais linda pelos comentários e resenhas que lia por aí, mas não superou minhas expectativas...
    Acho tão interessante como a mesma historia pode despertar as mais variadas opniões hehehe

    Parabens pela resenha
    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  13. Nossa senhora acredita que comprei esse livro no final do ano passado,ai eu começei a le-lo,mas fui viajar e acabei desistindo dele.
    Sua resenha me despertou novamente para a leitura dele,acho que vou pegá-lo para lê-lo novamente!
    Parabéns pela sua resenha,está Otima \o/
    Beijokas..
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, acredita? Poxa, isso é tão decepcionante!
    Tenho uma super vontade de ler... Mas agora já sei o final, não resisti e vi o filme. :x

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  15. Já li o livro e assisti o filme
    E a estória é simplesmente maravilhosa
    Gostei bastante e me enocionei também

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ouço muitos comentários positivos sobre esse livro. Espero lê-lo em breve.

    Beijo

    M&N

    ResponderExcluir
  17. Tenho este livro na minha estante há seculos, mas ainda nao tomei coragem de le-lo... ultimamente nao ando podendo com romances kkk
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Natalia!
    Tenho esse livro aqui faz algum tempo e toda vez que leio uma resenha dele fico imaginando o quanto a história deve ser encantadora!

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.com

    ResponderExcluir
  19. Sim, sim. Sua resenha diz exatamente o que achei do livro,um livro simples porem surpreendente.

    Adoreii ;)

    Bjs e obrigada pelo coments no Livros Lovers ^^

    ResponderExcluir
  20. Sim, sim. Sua resenha diz exatamente o que achei do livro,um livro simples porem surpreendente.

    Adoreii ;)

    Bjs e obrigada pelo coments no Livros Lovers ^^

    ResponderExcluir
  21. Aiii...sua resenha ficou muito boa!!! Eu já li o livro e vi o filme. Simplesmente amei os dois. Um dos meus favoritos.
    Bjokass

    http://www.livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pela ótima resenha.
    Já li esse livro e apenas gostei.

    ResponderExcluir
  23. Depois de ter adiado várias vezes a leitura desse livro, finalmente comecei a ler e até agora não tenho gostado muito, quem sabe até o final eu mude de ideia.
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  24. Oi Natalia, tudo bem?
    Ao contrário de você, vi muitas resenhas negativas do livro :/, mas confesso que nenhuma delas apagou a vontade de lê-lo haha Amo essa capa! E como gostei muito do filme, quero saber mais da história dos personagens ;)
    Adorei a resenha!

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Ai Meu Deus! Eu amo esse livro! É o meu romance favorito *-* Amei a resenha.
    seguindo!
    beijos
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O blog está aberto para seus comentários :)
Gosto de saber se gostaram ou não do post!


Obrigada a todos que comentam por aqui ^^