26 de maio de 2013

[Resenha] Lisbela e o Prisioneiro, Osman lins


[...] Mas quem é neste mundo, Jaborandi, que pode lá julgar o seu semelhante? [...]

Às vezes as bibliotecas das escolas possuem obras magníficas, mas que nem sempre são valorizadas. Livros completamente novos, que você tem orgulho de pegar e cheirar (eu tenho essa mania). E foi recentemente que eu pude entrar na biblioteca da escola e procurar por um livro para ler – porque meu professor pediu – e encontrar o livro Lisbela e o Prisioneiro. Não imaginei que esse título também pudesse estar contido em um livro, mas assim foi.

Somos apresentados primeiramente a uma cadeia e é nela que irá se passar quase todos os conflitos que estão por vir. Nesta cadeia há alguns presos que interagem com os guardas. Tenente Guedes, o delegado da cadeia busca por ordem no seu local de trabalho, mas que nem sempre isso acontece. Lisbela, sua querida filha está noiva de Dr. Noêmio, um advogadozinho de meia tigela, magrelo e vegetariano. Nesse mesmo enredo ainda há Leléu, um pegador de mulher que vive trocando de nome e cidade. Há também outros personagens que surgem ao longo de todo o texto. Vitória de Santo Antão vira de cabeça para baixo depois de todos os problemas e loucuras que acontecem nela.

[...] Cabra safado não serve para morrer, só serve pra apanhar [...]

Osman Lins utiliza do palavreado que o povo nordestino tem e isso facilita e acelera a leitura do livro. Esta obra é dividida em três atos, além de possuir um pequeno relato de como ocorrerá à cena, já que a cadeia é o lugar onde se pass
a todo o enredo, e logo após há apenas as falas dos personagens, ou seja, é uma peça teatral transcrita para as folhas de um livro.

Quando falam Lisbela e o Prisioneiro boa parte das pessoas pensam apenas no filme que foi lançado há um tempo. Mas primeiramente essa obra foi uma peça teatral escrita por Osman Lins e que fez bastante sucesso, logo após houve a criação do filme. Durante a leitura o que não falta é a famosa pitada de humor, mas a narrativa não busca apenas transmitir para o leitor o humor, mas também o jeito de viver de várias pessoas, além do cotidiano das cidades pequenas. Ler esta peça foi uma experiência ótima, para àqueles que têm ou acha interessante esse tipo de escrita não deixem de ler Lisbela e o Prisioneiro.


Até a próxima!


9 comentários:

  1. Realmente o livro Lisbela e o prisioneiro parece ser muito bom, sempre tive vontade de ler, mas acanbo sempre protelando. Quero ver se o leio.
    Parabéns pela resenha, e obrigada por visitar nosso blog.
    Com carinho, Keila.

    ResponderExcluir
  2. Eu já conheço essa historia por causa de um filme, mas como não gostei do mesmo, não tenho vontade alguma de ler o livro sabe. ><

    Beijos
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  3. Oi Natália.
    Eu não li o livro, mas já conheço a história devido ao filme, e adorei.
    Com certeza a leitura deve ser muito melhor.
    Dica anotada.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  4. Ainda não pude ler, mas está entre os que irei. Aconteceu o mesmo comigo quando encontrei na biblioteca do colégio, jogado no canto, "Auto da Compadecida". Livro fantástico, e de escrita semelhante a este. Curti sua resenha =)

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Boa noite.
    Vi que você gostou da minha resenha do Zafón no blog do Segredos em Livros e te convido a dar uma olhadinha no meu blog. Desculpe pelo incomodo! Beijos, Rê.
    http://leituradeumageek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, boa tarde ^-^
    Parabéns pela resenha.
    De fato tem livros nas bibliotecas que são maravilhosos, e as vezes o encontramos por acaso (ou seria ele que nos encontra?!); isso já aconteceu bastante comigo, e foram ótimas leituras :D
    Achei bem interessante a história. Conhecia de ouvir falar sobre o filme, mas nunca havia prestado a devida atenção para saber do que se tratava ^^' Agora fiquei com vontade de ler.

    Beijinhos e boas leituras.
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Natalia! É uma ótima história, mas não conhecia o livro, somente o filme. Ótima dica.

    Bom domingo. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Menina, eu amo o filme, mas não sabia que tinha o livro. Agora fiquei super interessada e quero muito ler.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

O blog está aberto para seus comentários :)
Gosto de saber se gostaram ou não do post!


Obrigada a todos que comentam por aqui ^^