7 de abril de 2013

Os Miseráveis, Victor Hugo [Resenha]


Só depois de muito tempo eu pude sentar e tentar criar a resenha desse livro. Enfim pude ter a oportunidade de ler o livro Os Miseráveis mesmo que este tenha sido uma adaptação bem pequena desta imensa obra, mas que não deixa de lado pontos importantes que pelo que pude perceber estão presentes em toda a narrativa.

Essa não é a capa da adaptação
eu li, mas tudo bem.
Nesta adaptação feita por Walcyr Carrasco encontramos uma estória na qual se passa em meados do século XIX na França, nesta obra conhecemos Jean Valjean que foi preso por roubar pão para alimentar a sua família. Depois de um bom período preso Jean Valjean é solto, mas mesmo assim ainda carrega a amargura de ter sido preso além de não possuir mais nenhuma notícia de sua família. Após muito caminhar na busca por um lugar para ficar e comida ele acaba sendo recusado nas várias pensões em que ele passava, mesmo que Valjean tivesse dinheiro para pagar suas despesas, como eu havia dito ele ainda carrega o peso de ter sido preso.

Jean Valjean comete mais um erro, foge da cidade em que se encontrava, muda de nome e se torna um homem realmente bom. Na mesma estória temos Fantine uma bela mulher, mas que após uma de suas aventuras amorosas engravida de Cosette e sem condições de sustentá-la deixa aos cuidados do casal Thénardier que cobram uma imensa quantia para que possam cuidar da filha de Fantine, mas que não é isso que realmente acontece. A vida destes e de outros personagens se cruzam e transformam completamente todo o enredo de OS MISERÁVEIS.

Nesta obra temos uma visão de um mundo social que dura até hoje, um mundo onde há injustiças, imensas mentiras, pessoas que se importam apenas com si próprias. Mesmo que a estória se passe no século XIX é impossível não se lembrar dos acontecimentos quer ocorrem atualmente. Tive uma narrativa rápida e com capítulos menores ainda, podem crer que sim, mas como eu havia dito antes, tive a oportunidade de ler apenas uma das várias adaptações que fizeram deste clássico.

Como o célebre Walcyr comenta ao concluir o livro “espero que vocês possam ter a oportunidade de ler a obra original”, eu espero poder cumprir esta façanha. Destaco que antes de eu ter terminado de ler o livro eu já tinha em mãos à recente adaptação deste clássico, assim que pude eu assisti ao filme e este eu indico a todos que ainda estão com receio de assisti-lo. Pode ser que logo mais eu faça um post comentando sobre o filme também.




12 comentários:

  1. Sou apaixonado por Os Miseráveis. Uma das maiores obras literarias de todos os tempos. Essa versão do Walcyr Carracos apesar de bem resumida é legal também. Vale a pena dar uma conferida =)

    @carlosmagno_ecb
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acredita que nunca li nem vi o filme. Vou procurar para ler. Essa adaptação parece ser boa, sem falar que o Walcyr escreve muito bem.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido falar da adaptação e por algum motivo eu não assisti =/
    Mas vou dar uma chance =)
    Adorei a resenha e o blog,
    Estou te seguindo!

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  4. Oi Natalia!

    Ainda não assisti o filme,mas pretendo em breve.Tenho certeza que o livro é bem melhor,pq que contém muitos detalhes deixados de fora.
    Ótima resenha,agora que ler antes de ver.

    Bjos

    www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu assisti o filme e curti.
    Tenho muita vontade de ler o livro. Acredito que seja muito bom também.
    Gostei de saber sua opinião.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  6. Eu preciso ler e assistir ao filme desse clássico... adorei a sua resenha so me deixou com mais vontade de ler ainda.

    beijos, me visita?
    http://www.amostradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi flor,
    Eu já ouvir muitas coisas boas sobre o livro e sobre o filme, mais acreidto que o livro seja mais ricos em detalhes, com toda certeza está na minha listinha, tanto o filme quanto o livro.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá linda, tudo bem com você ?
    Passando para dizer que adorei o seu blog. Achei ele que por acaso, pois estou visitando bastante gente hoje (risos)
    Mas adorei suas postagens, ainda mais se tratando de algo comum que são os livros. Enfim...Gostaria de te convidar a conhecer meu cantinho e também se quiser me linkar e me seguir, farei o mesmo pelo seu blog. Se puder também curtir minha pagina no facebook estarei te aguardando. Gostei muito daqui e espero que possamos ser boas amigas.
    beijinhos e parabens pelo seu cantinho. Adorei o Layout também =]]

    beijinhos querida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, bom dia ^-^
    Tenho muita vontade de ler essa adaptação do Walcyr Carrasco,parece dar um bom entendimento da história.
    Também quero muito ver o filme, mas vou deixar para assistir após ler o livro ^^
    Parabéns pela resenha.
    Beijinhos e boas leituras.
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu esperava mais dessa tradução, mas também deveria ter em mente que era impossível ter em mãos algo tão denso quanto o original. Ainda assim, gostei muito da experiência... me fez lembrar das partes principais da adaptação. *-* Enfim...

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Não li o texto original, ou adapatação e nem assisti o filme. Shame on me!

    Quando se trata de clássico prefiro ir a fonte e procurar o original, mas ainda não me acho preparada para ler um Vitor Hugo.

    BeijO!

    ResponderExcluir
  12. Os Miseráveis é o livro mais cobiçado da minha lista há anos! Meu sonho é comprá-lo em sua versão integral, mas nunca sobrou dinheiro, hehehe. Victor Hugo é o meu segundo autor favorito, gosto muito dessas obras francesas, dos clássicos... Parabéns pela resenha!
    Gostei muito do seu blog, já estou seguindo.
    O meu ainda está no início, se quiser passar e dar uma olhadinha depois...
    Abraços!
    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O blog está aberto para seus comentários :)
Gosto de saber se gostaram ou não do post!


Obrigada a todos que comentam por aqui ^^