17 de fevereiro de 2012

O Vendedor de Sonhos - Augusto Cury


Numa bela tarde de sexta feira, que tinha tudo para ser normal tem uma grande reviravolta, um intelectual, conhecido como Júlio Cesar tenta se suicidar, tendo como objetivo se jogar de cima de um prédio. Sem que menos se espere, um homem maltrapilho que ninguém conhecia cujo nome não havia, convence o intelectual a não se suicidar. Depois de abalar as estruturas de Júlio, o tal homem, proclama aos quatro cantos que a sociedade virou um hospício global.

O homem, que ao longo do livro passa a se chamar “O Vendedor de Sonhos” convida várias pessoas de diferentes classes sociais, etnia etc. Dentre elas Júlio, para segui-ló e assim virarem vendedores de sonhos.

“Os vendedores de sonhos são frequentemente estranhos no ninho social. São anormais. Pois o normal é chafurdar na lama do individualismo, do egocentrismo, do personalismo. O seu legado será inesquecível.”
Pág 05.

Ao longo do livro nos deparamos com vários acontecimentos frequentes na sociedade atual, mais com um olhar completamente diferente do que estamos acostumados a ver. O livro possui vários personagens, sendo que os principais são: o Vendedor de sonhos, Júlio e os secundários: Bartolomeu – Boquinha de mel -, Dimas, Dona Jurema, Mônica, Salomão e ao longo do livro passa a aparecer demais personagens. O Vendedor de Sonhos começa a ser narrado por Cury, pelo que eu pude perceber, mais logo do livro a narração passa a ser feita por Júlio, possuindo assim uma linguagem mais formal. Capítulo após capítulo vemos a jornada do Vendedor de Sonhos e seus discípulos – assim pode-se dizer – para vender sonhos, desde a aceitação das pessoas que eles encontraram até as rejeições.

Comecei a ler o livro com certa expectativa, mais ao longo da leitura, me decepcionei, ela não me atraiu por completa, acho que minha imaginação fluiu demais, essa leitura diferente das outras foi superficial em certas partes do livro, não consegui me fixar na leitura, mais tive uma grande lição de vida, posso assim dizer, ao ler o livro. Indico!? Sim, claro para que vocês leitores possam desfrutar de um pouco da sabedoria passada pelo livro e terem uma opinião própria sobre tal. Agora passo a me fazer perguntas que havia em algumas partes do livro, perguntas que nunca havia passado pela minha cabeça e que agora frequentemente vem acompanhado por um ponto de interrogação, merecendo pelo menos um minuto para que possamos refletir sobre isso.

Posso dizer que ri e me emocionei muito com ele, as várias risadas que citei agorinha ocorreram pelas passagens do livro em que Bartolomeu, mais conhecido por Boquinha de Mel entrava em ação. O Vendedor de Sonhos é uma trilogia, os outros dois livros são: O Vendedor de Sonhos e a Revolução dos Anônimos, O Semeador de Ideias: Que Atitudes Tomaria se o Mundo Desabasse sobre Você?


“Sem filosofar a vida, viverão na superfície. Não perceberão que a existência é como os raios solares que despontam solenemente na mais bela aurora e se despedem fatalmente no acaso.”
Pág 60.

Por hoje é só.
Espero que tenham gostado da resenha.
Beijos :*

10 comentários:

  1. Sou apaixonada por essa trilogia. <3

    Adoro a psicologia humana e admiro muito o autor.

    :)

    Esse livro é bem maçante pra quem não gostar da temática filosofia e psicologia, mas para quem gosta é um prato cheio!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá! Ótima resenha dessa série formidável. Estou seguindo e vou voltar mais vezes. Abrass...

    http://mentearcana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha, nunca tinha visto esse livro haha, mas ele parece ser muito interessante, vou procurar lê-lo.
    Bjs

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Como sempre trazendo ótimas dicas de livros! Gostooo muito mesmo...sou louca para ler esse livro. Além do que o autor é super falado! ^^ Amei!
    Beijos!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Comprei esse livro para o meu avô! Até então, ele não curtia muito ler. Agora ele está apaixonado! rs


    Beijos,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com - espero sua visita no meu cantinho rs

    ResponderExcluir
  6. Adorei resenha...minha irmã tem esse livro...

    Aproveito para fazer um convite: está rolando no blog uma Promoção Cultural, venha fazer parte e nos ajudar a apoiar a literatura nacional. Se puder, agradeço de coração. Beijinhos e obrigada

    http://amazoniaumcaminhoparaosonho.blogspot.com/2012/02/promocao-cultural-amazonia-um-caminho.html

    ResponderExcluir
  7. oi natalia, eu queria saber se você gostaria de participar da nova coluna (Mostre sua estante) do meu blog http://livrosmeumundo.blogspot.com/

    se você quiser participar. me envia fotos da sua estante para o meu e-mail az.adilha@bol.com.br

    ResponderExcluir
  8. muito legal a resenha eu ñ conhecia esse livro.

    ResponderExcluir
  9. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir
  10. Um ótimo livroooo! Super recomendo. Faz a gente refletir bastante sobre a forma de viver,de aproveitar a vida de uma forma bem Melhor!!❤

    ResponderExcluir

O blog está aberto para seus comentários :)
Gosto de saber se gostaram ou não do post!


Obrigada a todos que comentam por aqui ^^