9 de março de 2012

Autor do Mês

José Bento Renato Monteiro Lobato (Taubaté, 18 de abril de 1882São Paulo, 4 de julho de 1948) foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Seguido a seu precursor Figueiredo Pimentel ("Contos da Carochinha") da literatura infantil brasileira, ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. A outra metade, consistindo de contos (geralmente sobre temas brasileiros), artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro, e um único romance, O Presidente Negro, o qual não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças, que entre as mais famosas destaca-se Reinações de Narizinho (1931), Caçadas de Pedrinho (1933) e O Picapau Amarelo (1939).
O livro que lançou Lobato foi "A menina do narizinho arrebitado", em 1920, nunca reeditado, exceto em uma pequena edição fac simile em 1981, e hoje considerada uma obra rara tanto a primeira edição quanto a edição fac simile. A maioria das histórias de seus livros infantis se passavam no Sítio do Picapau Amarelo, um sítio no interior do Brasil, tendo como uma das personagens a senhora dona da fazenda Dona Benta, seus netos Narizinho e Pedrinho e a empregada Tia Nastácia. Esses personagens foram complementados por entidades criadas ou animadas pela imaginação das crianças na história: a boneca irreverente Emília e o aristocrático boneco de sabugo de milho Visconde de Sabugosa, a vaca Mocha, o burro Conselheiro, o porco Rabicó e o rinoceronte Quindim.
No entanto, as aventuras na maioria se passam em outros lugares: ou num mundo de fantasia inventados pelas crianças, ou em histórias contadas por Dona Benta no começo da noite. Esses três universos são interligados para a histórias e lendas contadas pela avó naturalmente se tornarem cenário para o faz-de-conta, incrementado pelo dia-a-dia dos acontecimentos no sítio.

5 comentários:

  1. Oi, Nati!
    Nunca li nada do Monteiro Lobato, pelo menos nada que eu me lembre haha, mas sempre tive vontade de ler alguma coisa do Sítio do Pica-Pau Amarelo :)

    Beijos,
    Bianca - Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  2. Aii que dez! Adoro esse quadro aqui no seu blog! Fico ótimo!
    Beijos!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. E é tão bom saber que o grande Lobato nasceu aqui na cidade vizinha! kkkk
    Realmente um grande gênio e maravilhoso para a literatura brasileira! :D



    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  4. Hey Nati!
    Admiro muito Monteiro Lobato (embora não tenha lido nada dele) rs. Esse homem marcou muito minha infância! rs

    Beijão
    http://manialiteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Adorei a postagem, legal conhecer mais sobre esse autor que criou personagens incríveis que marcaram minha infância. Adora assistir Sitío! haha'

    Bj;*
    Naty.

    ResponderExcluir

O blog está aberto para seus comentários :)
Gosto de saber se gostaram ou não do post!


Obrigada a todos que comentam por aqui ^^