5 de fevereiro de 2014

Um livro. Uma adaptação. Dois amores.


Os blogs Entre Livros e Livros e o Universo Literário uniram - se para criarem uma única publicação. A mesma estará disponível também no blog Universo Literário. Eu, Natália, e a Francielle, do Universo, assistimos ao filme A Menina que Roubava Livros, no dia de sua estréia, e agora nos unimos para falar sobre ele.

Ela quase podia saborear as palavras como eles empilhados em volta dela.
~*~

Natália: Bons filmes são difíceis de serem expressados, ainda mais quando se trata de uma adaptação – de mesmo título – que se manteve fiel a sua obra de origem. Esse é ‘’A Menina Que Roubava Livros’’, trama que conquistou uma legião de leitores fãs por todo o mundo, e que manteve sua notoriedade mesmo após anos de seu lançamento.

Francielle: Um dos livros mais sublimes, intensos e ricos que já li. Markus Zusak se utiliza do fictício para nos conduzir a fatos reais que marcaram a história do mundo. Uma história de amor, compaixão, crueldade e morte. Neste aspecto o filme também foi genial, pois desvendou fatos históricos com bastante precisão.

Natália: Emocionante é a palavra que define, tanto a obra como o seu formato visual. Liesel, de um jeito simples, transmitiu inocência e bravura em um mundo devastado pela Segunda Guerra Mundial. E o fato da história se passar nessa época tornou os relatos ainda mais fortes e tocantes. As limitações não impediram a menina e seu amigo Rudy de aproveitarem parte da infância, por exemplo.

Francielle: Mesmo sentindo falta de algumas coisas, tenho a plena consciência (coisa já esperada por todos, inclusive) que um livro tão amplo não pudesse ser transmitido por inteiro, como em todas as outras adaptações. No entanto, o filme surpreende por sua fidelidade e semelhança aos fatos de origem. Este foi, sem dúvidas, um trabalho que me impressionou positivamente.

Natália: A lealdade às descrições do livro me agradou, assim como a personificação dos personagens. Os pais de Liesel, por exemplo, foram personalidades fortes, cada um em sua forma. Hans tão simples e amável, e Rosa sempre tão amargurada.

Francielle: E o que dizer de Max Vandenburg? Um jovem condenado por sua etnia e crença, capaz de dar a Liesel a chance de ter uma nova – e singular – amizade, pincipalmente com as palavras.

Natália: O filme, para quem leu o livro há muito tempo (como eu) também serviu como um excelente meio de relembrar os pontos fortes da trama. Indico!

Francielle: Apesar de não ser tão completo, o filme é ótimo! É fiel, emocionante, traz nosso ilustre narrador, e nos apresenta um desfecho de arrepiar, assim como no livro. Recomendo!

‘’Você pode me encontrar nas suas palavras. É nelas que eu vou viver.’’

(Max Vandenburg)


Até a próxima!

12 comentários:

  1. Estou doida para ver esse filme mais ainda não tive tempo. Tomara que consiga ver no sábado.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse livro mas ainda não consegui olhar o filme. Estou doida de vontade e se tudo der certo nesse find eu vejo. :)))

    Beijos
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu amei esse filme! Tbm amo o livro, e a adaptação me agradou bastante!!

    Adorei o blog, estou seguindo! Segue de volta? :D
    http://livroinfinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá meninas! Interessante expor as duas opiniões..deu pra perceber a similaridade entre as opiniões.Eu ainda não li o livro, mas sempre tive vontade, acho que o filme veio me lembrar sobre este fato..bom saber que o filme se manteve fiel. Irei vê-lo e irei ler com certeza.

    Beijos
    Ensaios de uma Leitura

    ResponderExcluir
  5. Gostei da ideia de vocês colocarem várias opiniões juntos. Ainda não assisti ao filme, mas pretendo ver logo. Quase não lembro nada da história, apesar de querer relê-lo no futuro.

    Abraço,
    Lucas
    ondeviveafantasia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post conjunto, adoro a Fran!!! Enfim li esse livro anos atrás e confesso que na época não tive a maturidade necessária para entender o mesmo e só gostava das partes que ela entrava na biblioteca. Mas pretendo ver o filme e quem sabe reler o livro assim que possível. Adorei saber a opinião de vcs. Bjos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  7. Curti a postagem assim em conjunto :) Vi o filme e adorei
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie flor, bem legal a ideia do post e saber que vocês duas gostaram é melhor ainda. Eu estou lendo o livro neste momento e achando a história muito linda, mas já imagino que ficará bem mais angustiante...
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  9. Meninas, li o livro logo que ele saiu no Brasil e assisti ao filme recentemente. Eu amei os dois, mas pela diferença de tempo, não sei dizer sobre os detalhes :/

    Beijos,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Confesso que ainda não li o livro e estou esperando ter a oportunidade de ver o filme para decidir se o livro vale a pena. Pode parecer injusto, mas li muitas críticas de pessoas que confio e que não gostaram da história, por este motivo estou apreensiva, rsrs. Mas todos estão elogiando tanto, espero, sinceramente, gostar.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Eu ainda não terminei de ler o livro, mas assim que o fizer vou correndo ver o filme.
    Deve ser bem emocionante.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Gente eu amei esse filme também <3
    foi maravilhoso!
    Vi hoje aqui na minha cidade demorou pra estrear -.-
    Obrigada! É o que espero rsrs
    Um beijo!
    www.interruptedreamer.com - Pâm

    ResponderExcluir

O blog está aberto para seus comentários :)
Gosto de saber se gostaram ou não do post!


Obrigada a todos que comentam por aqui ^^