6 de agosto de 2012

[RESENHA] Por Linhas Tortas

Apresento-lhes a resenha do livro Por Linhas Tortas da autora nacional Cynthia França, parceira do blog. Vamos apreciar?


 “Sou alguém que sonha muito e que se recorda dos sonhos, alguns a vida inteira. Outros, durante dias, semanas ou meses. Depende do quanto o sonho me tocou.” Pág 11

Por Linhas Tortas nos apresenta uma história de amor e compreensão. Ester vivia tranquilamente com seus pais e sua irmã Aretuza – já casada –, até que em um dia qualquer ela conhece Miguel na faculdade em que ela estudava e depois de muitos encontros o casal começa a namorar e se casam. A vida a dois era linda, sem muitas desavenças e outras características presentes em um casamento. Juntos construíram uma família unida – sem filhos até o momento –, em meios econômicos, Miguel apesar de simples, junto com seu colega criou uma firma de vendas de imóveis e lá Ester também trabalhava.

Durante o trabalho de Miguel que era corretor de imóveis, ele sofre um roubo e os assaltantes acabam matando Miguel. A vida de Ester desaba por completo, vários problemas surgem e ela tem que lhe dar com eles (ocorre uns acontecimentos na estória, que não é bom contar, pois pode causar spoiler). 

“Não me importava com o que as pessoas pensavam, não me preocupava o fato de estarem me achando forte ou fraca. Nunca havia experimentado dor como aquela e precisava de tempo para aprender a lidar com aquilo.” Pág 44

“Sim, Aretuza tinha razão. O sofrimento que eu experimentava decorria do sofrimento que tinha por Miguel e fazia parte da experiência da morte.” Pág 70

Querendo dar uma guinada na sua vida, Ester acaba se mudando para Belo Horizonte e lá ela conhece várias pessoas que a faz mudar completamente, ela acaba descobrindo a si mesma.

Por Linhas Tortas é considerado por mim um chick lit. A narrativa é feita sob primeira pessoa, apresentando-nos a vida de Ester contada por ela mesma. Ao longo das páginas é nos apresentado a vida de Ester antes de Miguel, o tempo que ela viveu com ele e depois de sua morte.

Um ponto negativo que pude perceber durante toda a leitura é que o livro não possui capítulos, foi meio estranho, pois algumas vezes eu acabava me perdendo em algumas partes. Fiquei imprecionada como me achei semelhante à Ester, no seu jeito de ser, nossa havia vezes que me via no lugar dela nos acontecimentos do dia a dia. Cynthia no apresenta uma estória simples, mas ao mesmo tempo carismática e tocante e com isso nos vemos presos de certa forma a Ester e a sua vida. Tenho que confesar que em algumas páginas me deu vontade de alterar todo a narrativa – como pode? –. O final possuiu seu toque carismático, simples e bonito.



8 comentários:

  1. beeelaa reseenhaaaa, *--------*
    adoreeeeeeeeei, agora quero ler esse livro :/
    to cada vez ficando mais pobre, mais vou abri um biblioteca daqui uns dias! OPSAKDOPKSAPODKSAOP
    too seguindo amr, vai la *-*
    bjbjbs
    http://blahoestraich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler este livro já faz um tempinho! Muito bom o fato dele ser nacional e fiquei desapontada com o fato dele não ter capítulos, pois também acho um tanto ruim rs

    Beijos,
    Caroline, do http//criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. olaa amoreeee!
    laa no meu blog tem um meme pra vc responder se quiser *-*
    http://blahoestraich.blogspot.com.br/2012/08/meme-fila-de-livros.html

    passa laa, beeijoos! :D

    ResponderExcluir
  4. Naty, não consigo ver essa obra como um chick lit. Acho que só lendo mesmo para tirar minhas próprias conclusões...
    Sobre a questão dos capítulos, deve ter sido realmente bem estranho. É que estamos habituados com o formato já padronizado e tão bem usado... mas pelo que vi isso não atrapalhou por total a sua leitura.
    Muito boa a resenha... não há como encontrar uma personagem semelhante a si.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ai, eu não gostei desse livro. :/ Sei lá, foi muito drama pra pouco livro, sabe?

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. NOssa, já li um livro sem divisão de capítulos e concordo com você, é um ponto negativo. Eu me perdia sempre pq nunca lembrava o parágrafo em qe parei de ler ;s
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Naty (espero que possa te chamar assim, hihi), gostei muito da resenha! Você escolheu trechos bem legais para dar ao leitor do blog uma impressão da narração da autora! Fiquei curiosa quanto ao livro não ter capítulos, deve ter sido estranho organizar na cabeça os acontecimentos durante a leitura!

    Fiquei com vontade de ler a estória e espero ter essa oportunidade! :D

    Parabéns pelo blog, com certeza vou passar por aqui mais vezes!!

    até mais!


    Prólogo da Leitura

    ResponderExcluir
  8. O trechinho no começo do post já me ganhou *-* hehe
    Eu não gosto muito de livros com capítulos longos, fico me imaginando lendo um que não tenha capítulos kkk
    Mas, quem sabe eu o leia :)
    Beijinhos
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O blog está aberto para seus comentários :)
Gosto de saber se gostaram ou não do post!


Obrigada a todos que comentam por aqui ^^