15 de junho de 2012

[Fica A Dica #02] "Carrossel" por Ronaldo Gomes


Oii Leitores. Posso dizer que ‘quebrei’ muito a cabeça, pra escolher o tema do nosso “Fica A Dica”. Foram muitas sugestões. E eu fiquei em um impasse total. Eu tinha muitos temas legais pra abordar esse mês, o que optei por esse sem nenhum motivo especial, só achei que deveria falar sobre esse novela que cada vez mais está conquistando audiência no nosso país (e o meu coração, rsrs).
Lançada originalmente nos anos 90, a novela mexicana “Carrossel” foi exibida no canal de tv aberta SBT, e conquistou um público que virou fã daquelas crianças travessas da Escola Mundial.
Agora, com um elenco totalmente brasileiro, a novela vem ganhando destaque na mídia, conquistando em média 13 pontos de audiência, deixando a emissora de Silvio Santos, em 2º lugar no ibope.
Confesso que eu fiquei super curioso por toda a expectativa criada pela emissora. Infelizmente não tive oportunidade de assistir a versão original, e ouvi muitos comentários positivos de todo mundo, inclusive das pessoas da família (que também estavam super curiosos para assistir essa nova versão).
E posso dizer que ela superou todas as minhas expectativas. Apesar de ser uma novela ‘voltada’ para um público infantil (contra fatos, não há argumentos), acho que o fato de passar mensagens muito boas para o público em geral, é fantástico.
Eu até que assistia novelas. Mas de uns tempos pra cá, os enredos enfadonhos e violentos que circulam pela dramaturgia me desanimou bastante, e me fez desisti totalmente.
“Carrossel” é nota 10 em todos os quesitos. Elenco, apesar de ser formado na sua maioria por crianças; Trilha sonora, que tem músicas infantis, bem interpretadas, que me fizeram voltar a ser criança de novo. Tudo, absolutamente tudo.
Fiquei com o pé atrás, pelo fato de que pensei que esse universo infantil, e um monte de crianças juntas numa novela ia ficar uma coisa meio que superficial. E qual foi minha surpresa?! NÃO. Os atores mirins escolhidos são demais. Eles passam uma naturalidade através das cenas que me deixam impressionado.
O mais legal da novela também, é que através dos erros das crianças é possível tirar lições para nossa vida. Alguns cenas me deixaram super emocionado. As cenas em que a professora Helena (Rosanne Mulholland) tenta fazer com que a criança aprenda com seus erros são bem escritas, inteligentes, e nós, telespectadores, conseguimos realmente ver ‘verdade’ naquilo tudo (mesmo se tratando de uma novela).
A novela é cheia de personagens marcantes, como a gordinha Laurinha (minha personagem favorita), a romântica. Assim como a Maria Joaquina, a patricinha. O Cirilo, o amigo verdadeiro. A Valéria, a travessa. Jaime, o espertinho. E tantos outros que são total e completamente inesquecíveis.
Enfim, é basicamente ‘nossa sala’ de 3º ano. Eu realmente consegui voltar ao meu 3º ano, porque é uma novela real. Que mostra uma sala como qualquer outra. Com crianças travessas, mas que tem um coração puro.
É impossível não se identificar com personagens. Cada um já passou por nossa vida. Realmente eu penso que ela foi baseada na minha classe de 2º ano.
Acho que a Iris Abravanel conseguiu fazer uma ótima adaptação da novela mexicana. Não falo por mim, pois como disse não vi a 1ª versão, mas pelos pessoas próximas que assistiram e gostaram.
Claro que foi preciso dar uns toques brasileiros e modernos a novelinha, mas sem fugir do contexto original da escola: passar lições de moral, para o público. Fazer com que os mesmos revejam seus atos, e que sim, as crianças são capazes de nos ensinar algo de bom.
A novela surpreendeu a todos com a sua audiência. E em uma tentativa frustrada da emissora concorrente, que tentou colocar a novela teen “Rebelde” no mesmo horário de “Carroseel”; A novelinha mostrou que chegou pra ficar, com uma audiência de 10 pontos, deixando sua concorrente “Rebelde” com a metade.
Enfim, apesar de não assistir a todos os capítulos, sempre que posso eu assisto e amo.
Então “Fica a Dica”, se ainda não assistiu, assista. Eu recomendo muito a novela.
Beijos e até próximo mês!!!



4 comentários:

  1. Poxa, nunca assisti! Tenho pouco tempo pra televisão, a escola ocupa muito :X

    Beijos,
    Caroline, do http//criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Aaaaai, eu assisto todo dia, e é muito fofa essa novela ><
    Estou seguindo seu lindo blog, caso queira seguir o meu sinta-se a vontade, e participe da coluna "Mostre sua Estante em meu blog.
    Beijos
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Ainda não vi nenhum capitulo, acredita? rs Mas pelo o que vc falou parece ser bom... Porém não tenho muito tempo para tv :3 A maioria que eu assisto são séries no canal axn e no warner <3 haha Obrigada pela dica!

    Beijão http://doceescrita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Alguns podem achar a novela muitoo infantil e só para crianças mesmo, mas eu acho tão fofinha! Não vejo todos os dias, mas sempre que posso assisto!
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

O blog está aberto para seus comentários :)
Gosto de saber se gostaram ou não do post!


Obrigada a todos que comentam por aqui ^^