25 de agosto de 2013

[Resenha] Em Busca de um Final Feliz, de Katherine Boo, por Mikaelle Santana

 [...] Está passando rápido e você pensa que vai perdê-lo, mas então você diz: “espere, talvez eu não vá perdê-lo, só tenho que correr mais rápido do que eu já corria antes”. Só que agora estamos todos cansados e humilhados; portanto quão rápido podemos realmente correr? [...]

Em Busca de um Final Feliz foi escrito por Katherine Boo nos mostra a realidade dos indianos menos favorecidos que residem em Annawadi, uma favela a margem do Aeroporto Internacional de Mumbai e de grandes e luxuosos hotéis.

Katherine trata de assuntos críticos – pobreza, corrupção, desvio do dinheiro publico – e nos mostra que essa realidade, em parte, não é diferente da nossa. O livro relata a vida de Abdul, Asha, Manju e outros habitantes da favela; vidas diferentes, porém, com o mesmo objetivo: torna-se da classe média e consequentemente terem melhores condições de vida.

Abdul é um jovem sem estudos e honesto, que sustenta seus pais e irmãos como catador de lixo. Sua família era mulçumana e de baixa casta; foram tentar em Mumbai possuir melhores condições de vida, encontrando apenas o comercio do lixo como fonte de renda. Abdul, seu pai e sua irmã são acusados injustamente por Fátima Perna Só de agressão. Tais personagens são presos e conhecem de perto a corrupção na justiça indiana. Com a prisão de Abdul, sua família tem dificuldades para garantir o sustento e são pressionados pela policia para pagar propinas. Será que Abdul vai ser condenado por um crime que não cometeu?

Asha é uma mulher casada e com três filhos. A mulher mais bem sucedida da favela, ela ganhava dinheiro aliando-se a partidos políticos no desvio de dinheiro e corrupção. Asha pretendia casar sua filha com um homem rico, portanto, bancava a faculdade de Manju e investia nela todos os seus bens. Muitos segredos serão revelados sobre, mas quais serão eles? Que fim terá esse envolvimento de Asha com a corrupção?

Manju, filha de Asha, era bonita e a única pessoa a concluir o nível superior de Annawadi. Manju era simples e tinha bom coração e dava aulas às crianças da favela e não aceitava as propostas de casamento que sua mãe lhe propunha. A juvem buscava apenas ter uma melhor condição de vida, diferente de sua mãe que era mais ambiciosa.

Ela constrói uma amizade proibida com Muna, mas sua amiga tem um fim trágico, assim como a maioria dos jovens indianos que vivem na miséria. Muitas confusões rodeiam Annawadi, muitas vidas são relatadas, a cada história relatada, Katherine, trata de nos dar uma lição de vida diferente e útil.

Katherine Boo toca no clímax da emoção, do humor e da realidade. Em Busca de um Final Feliz nos faz ver as pessoas com outros olhos, nos mostra o lado oculto da vida real e do dia-a-dia. Esse livro me manteve mais ávida a todo instante, instigou-me a virar cada página com mais afinco e curiosidade. Gostei muito! Recomendo (; 

[...] Você tenta pegá-lo, mesmo quando você sabe que não vai alcançá-lo, quando talvez fosse melhor deixá-lo ir embora... [...]





4 comentários:

  1. Adorei passar aqui e ler a resenha de um livro que ganhei de presente. E ainda mais saber que vc recomenda.
    Beijocas
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Morri. Quero esse livro pra ontem. <3 Só amor vê-lo resenhado aqui. Adorei, Mika!!!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Agora eu quero ler também. Já estou cheia de livros na minha lista, mas vou ter que colocar mais este. Adorei a resenha :)

    Bjus.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Resenhas são sempre um problema pra mim... Cada vez mais minha whishlist aumenta hahaha

    Seguindo aqui e estou apaixonada pelo seu blog... Se puder retribuir, ficaria mega feliz...

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com
    PS: te vejo lá, né?

    ResponderExcluir

O blog está aberto para seus comentários :)
Gosto de saber se gostaram ou não do post!


Obrigada a todos que comentam por aqui ^^