19 de dezembro de 2012

[Resenha] Queda de Gigantes, Ken Follett



Antes de tudo gostaria de agradecer a Editora Arqueiro por disponibilizar esse livro para ser resenhado, sendo que este é o primeiro da trilogia O Século escrita pelo renomado autor Ken Follett. Nesta complexa e épica narrativa conheceremos vários acontecimentos que marcaram o século XX. Com dados e personagens históricos além dos personagens fictícios somos apresentados à narrativa do livro Quedas de Gigantes.

Em QUEDA DE GIGANTES somos arremessados ao século XX e suas várias revoluções. Cinco famílias, cinco países e cinco destinos, é nesse contexto que o livro do consagrado Ken Follett nos é apresentado. Durante a narrativa conhecemos as cinco famílias das quais foram citadas agora a pouco – uma inglesa, uma galesa, uma russa, uma americana e uma alemã – que se entrelaçam aos poucos ao longo da estória.

Conhecemos a família Williams que mora em Gales do Sul, uma família de mineradores, este estão ligados a família Fitzherbert, uma família de aristocráticos que são donos de uma mina de carvão onde Billy Williams trabalha e também da imensa mansão Tý Gwyn onde Ethel Williams, irmão de Billy trabalha.

Nesta mesma estória também conhecemos Walter Von Ulrich, um alemão apaixonado pela irmã do conde Fitz, Lady Maud Fitzherbert, mas terá que lutar contra o conde. Além do Gus Dewar, que trabalha com o presidente dos Estados Unidos da época, Woodrow Wilson. Partindo para a Rússia conhecemos os irmãos Peshkov, Grigori e Lev que seguem um caminho totalmente diferente em busca de um futuro melhor.

– Se falar sobre a guerra pode fazê-la acontecer, então sim, nós vamos lutar, pois estão todos se preparando para isso. Mas quanto a haver um motivo de verdade, eu não vejo nenhum. Pág 56

 A Primeira Guerra Mundial veio como uma bomba na vida destas pessoas e esta acabou modificando tudo ao redor.

Em termos históricos Follett coloca em pauta fatos que marcaram época, tais como: a luta pelo voto feminino, a revolução russa, a imigração de pessoas cujo objetivo era ir em busca de algo melhor, induzidos por falsas promessas e a Primeira Guerra Mundial que foi um dos divisores de águas da história.

Follett nos apresenta as várias movimentações citadas anteriormente sobre o ponto de vista de pessoas simples que sentem na pele o peso das consequências de todos esses acontecimentos. Presenciamos as lutas dos soldados na guerra dos vários pontos de vistas, a escassez de comida em alguns países por causa da Primeira Guerra, exemplo disso era a Rússia.  Para conseguirem dinheiro algumas mulheres ou até mesmo crianças vendiam seus corpos em busca de algum dinheiro para comprar pão, caso ainda tivesse algum pão para ser vendido. É impressionante como Ken escreveu esta obra.

“Malheur La guerre”, diziam. “Pour nous, pour vous, pour tout Le monde”. “A guerra é uma tragédia – para nós, para vocês, para todo mundo”. Pág 726

Confesso que algumas vezes a narrativa se tornou cansativa, deve ser por isto que demorei um bom tempo para terminar de ler, mas depois dei uma bela engatada e vi a amplicidade desta bela aula de história, aprendi bastante com este livro, mesmo que eu não consiga guardar as várias informações lançadas pelo autor.

Os personagens, mesmo que muitos são fundamentais ao longo da estória. Cada personagem possui suas características marcantes e principalmente as mulheres na minha percepção, as que mais possuem destaque na estória são Lady Maud Fitzherbert e Ethel Williams, tanto Maud quanto Ethel são a favor do voto feminino. Fiquei impressionada o quanto uma mulher poderia ser descriminada de acordo com seus atos, o que até hoje pode ser perceptível, o quanto elas se tornavam dependentes de seus maridos. As personagens citadas Maud e Ethel eram diferentes dessas mulheres, elas buscavam independência, um melhor salário.
Há também os personagens históricos que surgiam ao longo da estória dentre eles: Rei Jorge V, Rainha Maria, Woodrow Wilson, o Kaiser Guilherme, David Lloyd George e outros.

O livro foi dividido em três partes a primeira antes da guerra, a segunda em meio ao turbilhão da guerra e a terceira depois da guerra, com isso percebemos como ela foi, como eu havia dito no começo da resenha, um divisor de águas. Foram cerca de 42 capítulos todos narrados em terceira pessoa e eles representavam cada um meses e seus respectivos anos. Começamos a narrativa em 1914 e concluímos a mesma em 1924. Tenho que destacar outra característica presente neste livro logo de início podemos conhecer todos os personagens presentes no livro e suas referentes identificações.

Agradeço a todos que leram até aqui!
Indico este livro àqueles amantes da história e logo mais haverá resenha do segundo livro da trilogia chamado Invernono Mundo

14 comentários:

  1. Olá Nati!!!
    Vejo que você realmente amou o livro ;)
    Confesso que o livro é um dos meus desejados há muito tempo e espero, em breve, ter a oportunidade de lê-lo. Pareçe ser um livro realmente maravilhosos - principalmente para os amantes de História, como eu.
    Em breve estarei lendo, e, parabéns pela bela resenha .

    Abraços!
    Ronaldo Gomes
    livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tenho vontade de ler o livro...
    Ele me lembra 'A Guerra dos Tronos' pela sinopse, que amo... <3
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  3. Oii!
    Faz tempo que estou querendo ler esse livro.
    Adoro história e ele é perfeito! kkk
    Adorei a resenha!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Natalia!
    Faz tempo que vou à livraria e namoro esse livro. Ele parece ser ótimo mesmo! Eu gosto de livros que ensinam História, a gente sempre aprende algo útil.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Olá, adorei sua resenha.
    Eu nunca havia ouvido falar sobre este livro, mas só pelo fato de se passar no século XX já amei.
    Eu adoro história*-*

    Beijos,

    Juliana Rodrigues,
    http://ser-escritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nunca li o livro mas sempre vi ótimas resenhas sobre ele.
    Sua resenha também ficou ótima e me deixou com vontade de ler, o que mais me chamou atenção foi o fato de dividir a histórias em antes, durante e depois da guerra.

    Bjão!

    http://livronasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amo livros com essa tematica
    Apesar de não ter oportunidade de ler muitos
    E a resenha esta bastante interessante

    Beijos
    Boas festas *-*
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito de livros sobre guerra e acho que ver isso através de cinco famílias diferentes deve ser muito interessante.

    Beijos ;*
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  9. Adoro livros sobre guerra *-*
    Esse me chamou logo a atenção por causa disso.
    Espero lê-lo em breve :)
    Beijinhos
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Amei a resenha, não conhecia essa trilogia, mas parece ser muito boa, vou ver se leio, adoro histórias de guerras e essas coisas.
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Naty, eu sou apaixonada por enredos que envolvam esse período histórico. Acho que tudo que se relaciona as guerras acaba sendo profundo, reflexivo, e acaba nos informando mais e mais sobre os acontecimentos da década. Tudo é importante a título de conhecimento, e pra melhorar tudo temos como criador do enredo o Ken. Conheço a escrita dele e tenho certeza que ele acertou muito na criação dessa trilogia.

    Amei a resenha. Parabéns!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Tenho muita vontade de ler esse livro. Eu até comentei com meu professor de história e ele já leu e me recomendou. Acredito que em alguns momentos a leitura tenha se tornado cansativa mesmo, mas nada que atrapalhe demais a leitura.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  13. Oii!!
    Fiquei com vontade de ler esse livro!
    Gosto desse gênero de leitura, pois sempre tem algo a nos ensinar!
    Vou procurar lê-lo! ^^
    Beijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  14. Eu já vi esse livrona livraria, é enorme! Que lindo voce ganhar da editora! Eu não sabia do que se tratava, mas quando li sua resenha e fiquei sabendo que se passava na Guerra! UAU Ameei! Parece ser muito bom mesmo, com todo esse ambiente e todas importâncias! Também é bom pra se aprofundar em História, né? :o Uau! Agora entendi! rsrs
    Realmente, poucas pessoas resenharam A Luz através da janela por enquanto, né
    Muito obrigada pelo MEME, GAROTA *---*
    Um beeijo!
    em breve eu postarei ♥
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O blog está aberto para seus comentários :)
Gosto de saber se gostaram ou não do post!


Obrigada a todos que comentam por aqui ^^