22 de junho de 2013

Seja Marginal, Seja Herói

Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola (8’)

Vocês vão achar estranho esse tipo de publicação aqui no blog, principalmente por ele buscar transmitir para o leitor obras literárias e filmes. É... dessa vez é diferente. Todos sabem como o Brasil está turbulento decorrente aos protestos da sociedade em várias capitais. Achei interessante o titulo da obra e resolvi transmitir um pouco do que eu achei sobre ela e um pouco sobre ela.

Seja marginal, seja herói é uma das obras estandartes de Hélio Oiticica criada em 1968, em meio à ditadura. O surgimento da obra se deu após a morte de Manoel Moreira, conhecido como Cara de Cavalo, quatro meses após de ele ter matado o detetive Milton de Oliveira Le Cocq, em 1964. Manoel Moreira além de ser um dos bandidos mais conhecido do Rio de Janeiro, mas também um querido amigo de Oiticica.

Oiticica fala a respeito do trabalho: “Afora qualquer simpatia subjetiva pela pessoa em si mesma, este trabalho representou para mim um momento ético que se refletiu poderosamente em tudo que fiz depois: revelou para mim mais um problema ético do que qualquer coisa relacionada com estética. (OITICICA, 2010)”

Após algumas pesquisas a respeito dessa obra percebi o que de fato ela busca transmitir para o observador e o que de fato importa. Afinal quem é o herói e o marginal” no Brasil?! A obra aponta suas dúvidas sobre e para uma sociedade que escolhe vítimas e seus vilões com apenas quatro palavras. O Brasil possui uma sociedade onde há pessoas, não me refiro a todas, que preferem fechar os olhos para os verdadeiros marginais do que abrirem os olhos para os verdadeiros heróis. Aqueles que buscam seus reais direitos de cidadãos são tachados como bandidos ou marginais enquanto outros que são os chefes de partidos são considerados por muitos como heróis. É importante ressaltar que as pessoas estão, mesmo que isto esteja acontecendo em processo lento, verdadeiramente abrindo os olhos para enxergar a real sociedade que nós estamos vivendo. Oiticica busca em Seja marginal, seja herói expor isso.

Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer (8’)

Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores






13 de junho de 2013

[Resenha dupla] Esperando Por Você, Susane Colasanti [Promoção]

Hoje é dia de resenha dupla! Êba! Eu e Mikaelle preparamos uma bela resenha do livro Esperando Por Você da autora Susane Colasanti. No final há uma surpresinha para vocês, leiam e confiram!

Mikaelle: Esperando por Você é um livro da autora Susane Colasanti, feito especialmente para jovens ou para pessoas que desejam lembrar-se de sua juventude de uma forma inusitada. Trata – se de duas jovens, Sterling e Marisa que planejam seu novo ano escolar e decidem encontrar um namorado.

Natalia: Marisa é uma jovem que está prestes a iniciar mais um ano na escola junto com sua melhor amiga Sterling. Quando se trata de relacionamento, nem ela nem Sterling tiveram algum namoro de verdade. Mas como as próprias dizem, este ano vai ser diferente. E foi.

Mikaelle: Quando Marisa pensa que está tudo bem, surgem conturbações no casamento de seus pais, no seu namoro com Derek, na sua amizade com Sterling e Nash. Marisa assim como outros jovens, parece encontrar as soluções para todos os seus problemas em um programa feito por um garoto anônimo que desperta a curiosidade de todos, principalmente pelas criticas.

Natalia: Esse misterioso Dj que faz muito sucesso entre os adolescentes. Enquanto Marisa não sabe o que fazer passa algumas horas da noite ouvindo esse Dj, assim como outros jovens.

Mikaelle: Após algumas reviravoltas no relacionamento de Marisa e Derek, ela volta antiga amizade que ela tinha com Nash e Sterling, mas continua desapontada com o relacionamento entre seus pais. Ela passa a perceber que talvez a pessoa certa para ela esteja bem ao seu lado e que ela apenas não havia notado. E, além disso, tudo, no final ela descobre que é esse misterioso garoto Dj.

Natalia: Quando peguei esse livro para ler não imaginava, ou pelo menos não tinha uma ideia certa, sobre o que estava contido nele. Creio que esse foi o momento certo para que eu lesse esse livro. Além de uma escrita jovem, a autora trata de alguns assuntos presentes na adolescência. Susane busca em Esperando por Você transmitir para o leitor, como foi dito antes, alguns dos problemas que alguns jovens passam durante sua adolescência, como: namoro, separação de pais e a indecisão (a respeito da maioria das coisas).

Natalia: A estória além de possuir vários trechos legais e uma narrativa leve, ela tem uma simplicidade. As folhas se passam sem que você mesma perceba e logo está no fim. Indico Esperando por Você para àqueles que querem uma leitura rápida e leve, daquelas para passar a tarde lendo, aí está um bom livro!

Mikaelle: O livro tem uma linguagem ótima e bem no estilo moderno. Mostra um pouco do mundo dessa geração atual e como a família afeta a vida de um jovem. É atrativo e a capa chama bastante atenção. Gostei muito! Recomendo! Boa leitura!

Natalia:
  
[...] Ouça bem, cara – diz Dirk –, estamos todos afundando no mesmo barco. Estamos todos entediados, desesperados e à espera que algo aconteça. Esperando que a vida melhore. Esperando que as coisas mudem. Esperando que aquela pessoa em particular finalmente preste atenção em nós. Estamos todos à espera.
– Mas precisamos perceber, também, que temos, todos, a capacidade de operar estas mudanças em nós mesmos [...] pág 47

[...] Quando alguém parte o seu coração, não há o que fazer para mudar seu sentimento por essa pessoa. Só lhe resta continuar sentindo isso até que a coisa desapareça. [...] pág 195

Mikaelle:

[...] Só que isso não está funcionando muito. Estou convencida de que todos me acham demente. Tipo, sempre ouço alguém rindo, mesmo que a pessoa esteja do outro lado da sala, tenho certeza de que é de mim que está rindo. [...]


Ontem como todos sabem foi o dia dos namorados e claro que eu (Natalia) queria escrever algo bacana para vocês e tals... Mas, cadê a inspiração?! Pois é.. D: Hoje eu resolvi fazer uma bela surpresinha para vocês, e ela é a seguinte: QUEM COMENTAR NESTA RESENHA ESTARÁ CONCORRENDO A UM LIVRO. O ganhador poderá escolher qual livro levar para casa, o ganhador terá que escolher entre os respectivos livros: Proteja-me, O livro da Loucura e das Curas, Jardim de Inverno, Simplesmente Ana, A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra e As Violetas de Março.
Vocês poderão comentar nesta resenha até o dia 20/07/2013, é importante destacar que só será válido um comentário. Não esqueçam de colocar seu e-mail para que possamos entrar em contato contigo.


Aguardo a participação de todos!




         



       e

4 de junho de 2013

Dan Brown is DIVO - Indicação

Como faz um bom tempo que eu não publico uma indicação hoje o post será indicativo \õ. Muitos já devem saber e até mesmo ter em sua estante o lançamento mais recente da editora Arqueiro, o livro do nosso queridíssimo Dan Brown, Inferno.



Todo o marketing que a editora produziu ao redor do livro não foi em vão. Recentemente recebi o livro e a não aguentei e no mesmo dia comecei a ler. E INDICO esse livro a todos! Aventura, literatura e arte estão sempre presentes na narrativa. Dan Brown produziu um livro magnífico!

As decisões do passado são os arquitetos do presente



“Perdoe-as”, vocês talvez digam, “pois elas não sabem o que fazem”. Mas chega um momento na história em que o pecado da ignorância não pode mais ser perdoado... um momento em que só o conhecimento tem o poder da absolvição.