26 de agosto de 2012

[Fica a Dica] "Pronta para Amar" por Ronaldo Gomes

Olá Leitores!!!
No ‘Fica a Dica’ desse mês resolvi falar de um filme que tive a oportunidade de assistir recentemente e que me surpreendeu bastante.
Posso dizer que eu não esperava muita coisa da estória. Mas para minha surpresa o filme mostrou-se extremamente tocante, romântico e engraçado que entrou para a minha lista de favoritos e não poderia deixar de indica-lo para vocês.
Filme: Pronta para Amar
Elenco: Kate Hudson, Gael García Bernal, Rosemarie DeWitt, Lucy Punch, Whoopi Goldberg, Kathy Bates, Peter Dinklage, Treat Williams.
Direção: Nicole Kassell
Gênero: Romance
Sinopse: Nova Orleans. Marley Corbett (Kate Hudson) é uma jovem divertida que tem medo de se entregar completamente em um relacionamento. Ela tenta usar o humor para impedir que os problemas se agravem, mas é pega de surpresa quando, ao visitar o médico Julian Goldstein (Gael García Bernal), descobre que está com uma doença grave.

Um filme de início pode parecer clichê e enfadonho, “Pronta para amar” torna-se original e profundo, com leveza e momentos descontraídos somos apresentados a uma estória original, que se tornou um dos meus filmes favoritos.
Marley Corbett (Kate Hudson) é uma mulher muito bem resolvida e independente que leva a vida numa boa e cultiva amigos maravilhosos, em uma vida de festas e divertimentos que tem receio de entrar de cabeça em um relacionamento sério.
Quem tem as mais simples preocupações da vida, dentre elas o seu cachorro e com quem será sua próxima balada.
Marley vê sua vida virar de cabeça para baixo quando por acaso descobre que está com câncer em um estado avançado.
E é aí que ela conhece o médico  Julian Goldstein (Gael García Bernal),  e acaba apaixonando-se por ele. Sentimento recíproco mas que ambos concordam em manter o ‘relacionamento’ em segredo para as pessoas do hospital.
E é na primeira vez que Marley é sedada para a realização de um exame que ela misteriosamente encontra-se com Deus(Whoopi Goldberg), que é representado na figura de uma cômica mulher negra e fanfarrona que concede três pedidos  a Marley. Que não sabe muito bem o que quer fazer antes de morrer, mas diz que gostaria de voar e ganhar 1 milhão de dólares;
Agora, depois de descobrir que seu câncer está em estado avançado e que a quimioterapia não estava dando resultados, Marley começa a viver mais intensamente (se é que isso é possível, porque antes mesmo de tudo isso ela já vivia assim), e a transformar pequenos detalhes em grandes acontecimentos.
É um filme extremamente tocante que me fez ir de risos à lagrimas em poucos segundos.
Depois de relutar e não confiar plenamente no amor que sentia por Julian, Marley mais uma vez encontra-se com a figura cômica *e inesquecível* de Deus, o que a faz repensar no que realmente era importante para si, ela resolve mergulhar de cabeça no relacionamento, independente das consequências.
Temos uma estória recheada de acontecimentos inesperados, cômicos, românticos e profundos, o que faz com que a estória fique na memória por muito tempo.
O filme mostra as várias faces do amor. O amor de uma mãe desesperada capaz de largar tudo pela filha; O amor de um pai que por muitas vezes mostrou-se distante, mas que no fundo amava profundamente sua filha; O amor entre o homem e a mulher, representados pelas figuras dos protagonistas Marley e Julian; E por fim (e não menos importante) o amor dos amigos, que pra mim foi o mais profundo e verdadeiro.
É incrível o modo como a protagonista encara as situações que o destino lhe reservara e ela pode ser encarada como um exemplo de vida. De superação.
Mesmo tendo um final previsível, o filme não chega a decepcionar em momento algum; Mesmo já tendo ideia do que realmente vai acontecer, o modo como cada personagem transformou momentos simples em inesquecíveis é o que realmente é válido.
Um filme leve, engraçado, tocante, profundo e verdadeiramente real, “Pronta para amar”, mostrou –se um verdadeiro tesouro, desses que quando encontramos não podemos deixar de agarrar.
Eu simplesmente AMEI.
Abraços e até próximo mês!

21 de agosto de 2012

[Resenha] Contos de Meigan - A Fúria dos Cártagos


Meigan é um mundo diferente do nosso, lá habitam seres fisicamente semelhantes a nós humanos, apenas fisicamente, esses seres possuem o poder de controlar a natureza e seus elementos, como o fogo, o ar, a terra e a água. Além desses quatros elementos que são os mais conhecidos por nós, esses seres que são chamados de magis tem o poder de controlar outros elementos, como: as sombras, o tempo e até mesmo o controle sobre o próprio corpo.

Logo de início somos apresentados a Maya Muskaf que após alguns anos na Terra resolve voltar para Meigan. Como todo o magi, Maya também possuía seus mantares (esse é o nome dado aos elementos em Meigan) e ela não estava conseguindo controlá-los, com medo de que sua antiga doença esteja retornando, este foi o motivo pelo qual foi para a Terra, ela resolve deixar as desavenças que tivera com sua mãe, uma Shyrat, principal governante do seu mundo, de lado e voltar a Katur, capital de Meigan.

Assim logo na primeira caravana que encontra, Maya embarca de volta para Katur, mas o que ela menos podia imaginar é que, ao voltar para o seu mundo junto com a caravana e com os soldados que a escoltavam, eles encontrariam destroços de um homem morto, e logo Maya percebeu que este homem era um dos cártagos, magis que traíram o povo e foram banidos para dimensões paralelas.

A presença dos cártagos no território era de extrema preocupação para Maya e a caravana, não demorou muito para que eles descobrissem que os cártagos invadiram o Solo Sagrado e derrubaram os portões de defesa, que eram protegidos por guardiões e com isso foram para Meigan.

A estrada era escura e solitária. Refletidos em suas curvas estavam os sentimentos tenebrosos que assolavam os moradores de Meigan naqueles últimos dias. O medo fazia com que seus corações escurecessem, fechados para qualquer esperança de que qualquer dias aquele conflito de eras iria terminar. A impotência diante da grande tragédia fazia com que as pessoas se sentissem vazias, sem ninguém para ajudá-las a enfrentar aquele mundo que se transformara em um lugar desaletador bem diante de seus olhos.
Pág 99

Agora, Maya possui várias interrogações em seus pensamentos: como os cártagos conseguiram invadir o Solo Sagrado e com isso Meigan? E os guardiões onde estavam durante toda essa guerra? Será que iria encontrar sua mãe?

Essas eram perguntas que lhe aflingiam e que ao longo da narrativa iremos descobrir.

Roberta Spindler e Oriana Comesanha criaram uma obra majestosa, repleta de fantasia, aventura, poder, ódio e uma pitadela de romance. Contos de Meigan – A Fúria dos Cártagos é o primeiro livro da série que promete abalar as estruturas, posso dizer isso, pois abalou a minha estrutura emocional.

Durante a estória que foi narrada sob terceira pessoa somos apresentados a Meigan e algumas de suas tikz, esse nome é dado a pequenos distritos pertencentes a ela, e também aos magis cada um com sua personalidade própria. 

A dupla de escritoras criou personagens surpreendentes, os meus favoritos foram: Keyth, o sábio, ele e suas piadinhas sem graça deram um toque a mais no livro; Iash, um professor linha dura com vários truques usando seus mantares; Sebastian, este lindo ruivo e grande protetor dos manarcus-na-farris, ou melhor, dizendo magis de fogo

Outros seres que gostaria de destacar nesta resenha e que está presente durante a estória são os guardiões, magis poderosos que protegem os sete portões, em cada portão está presente um guardião e com ele seu apoc um ser extremamente estranho e semelhante a um dragão (pela minha imaginação, sim).

Os guardiões como já havia destacado antes são seres poderosos, mas que são limitados por leis, tais como, não pode haver contato com outros magis, são obrigados a usarem máscaras que limitam a expor seu rosto além de serem limitados a terem algum sentimento. Mesmo havendo sete guardiões, a narrativa nos remete a apresentar alguns deles, focando principalmente ao guardião do sétimo portão, que de alguma forma se sente atraído por Maya e isso também ocorre com Maya. 

Havia citado logo no começo da resenha que o livro possuía romance, mas tenho que avisar que de certa forma o livro possui sim um romance, mas ele se mantém neutro durante todo o livro. Mesmo que o livro fale sobre Maya, ele não focaliza apenas nela, mas em vários outros personagens. 

Contos de Meigan – A Fúria dos Cártagos possui uma ótima diagramação além da capa que é simplesmente linda. Seus capítulos também são com ótimas medidas, não muito longos. Mesmo que muitos se assustem pela quantidade de páginas (como eu, logo que o livro chegou) a leitura flui rapidamente.

Tenho que saudar as autoras do livro pela imensa capacidade de criar uma obra como esta, digna de filme. O final da narrativa com certeza deixou todos inclusive eu com curiosidade para saber o que vai acontecer no próximo livro. O mundo criado por elas foi muito bem caracterizado não deixando o (a) leitor (a) confuso. E com toda a sinceridade Contos de Meigan foi o melhor livro lido por mim! Indico o livro a todos, sem distinção de idade.

Estava navegando na internet a procura de alguma ou algumas frases para concluir esta resenha e creio que posso ter encontrado, espero que apreciem a finalização desta resenha com a frase de Francis Bacon e Ernest Hemingway: (as frases estão por ordem dos autores, primeiro Francis e depois Ernest).

Há livros de que apenas é preciso provar, outros que têm de se devorar, outros, enfim, mas são poucos, que se tornam indispensáveis, por assim dizer, mastigar e digerir.

Todos os bons livros se parecem: são mais reais do que se tivessem acontecido de verdade.

12 de agosto de 2012

[Dicas] Livros para PAIS e FILHOS

Como hoje dia 12 de agosto é dia dos pais, nada melhor do que citar alguns livros para eles ;)


1.      'Pai É Pai - Diário de um Aprendiz' reúne textos de Luiz Rivoiro publicados em sua coluna quinzenal. Pai de primeira viagem, o autor começou a coluna a partir de um texto em que refletia sobre seu primeiro Dia dos Pais. Desde então, não parou mais. São textos bem-humorados que refletem sobre as principais preocupações e descobertas de quem acaba de ter seu primeiro filho.

2.      O renomado psiquiatra vem, desta vez, mostrar com mais ternura ainda que a convivência entre pais e filhos pode ser uma experiência gostosa e enriquecedora. Depois de 10 anos, Shinyashiki traz um texto novo, ampliado e revisado - de embalagem nova também. As questões que permeiam o universo infantil e adolescente e as maneiras de educar os filhos estão reunidos aqui, com simplicidade e cumplicidade. Uma obra inspiradora e emocionante. Para pais e mães preocupados em formar ser humanos preparados para o futuro. Pais e Filhos vem agora com CD especial com uma palestra do autor e uma linda entrevista com o psiquiatra Içami Tiba. Imperdível.

3.      São dois livros juntos, um para você e outro para o seu filho pequeno, que terá mais facilidade para entender a idéia da disciplina positiva. Você pode ler para o seu filho, ler com o seu filho, pedir para ele ler para você ou deixá-lo ler sozinho. Eduque com Carinho indica que o exercício da educação dos filhos deve ser uma parceria entre pais e filhos. O objetivo é guiar os pais a se tornarem mais seguros e participativos e, assim, ajudarem seus filhos a se tornerem reponsáveis, autônomos, competentes, autoconfiantes e afetivos. "Não há um manual de perfeição, mas atualmente existem respostas claras e precisas sobre como a criança aprende a se comportar e o que é importante para o desenvolvimento infantil nas interações entre filhos e pais", afirma Lidia Weber, autora de Eduque com Carinho. Este livro traz o que há de mais recente em pesquisas científicas sobre educação de filhos em uma abordagem que se chama Disciplina Positiva. Benett ilustrou o livro com lindos e divertidos cartuns. Eduque com carinho indica que o exercício da educação dos filhos deve ser uma parceria entre pais e filhos. O objetivo é guiar os pais a se tornarem mais seguros e participativos e, assim, ajudarem seus filhos a se tornarem responsáveis, autônomos, competentes, autoconfiantes e afetivos.

4.      É com a proposta de levar o leitor a uma profunda reflexão, não do papel de pai, mas no sentido de revisão de seu papel como filho, que chega às livrarias em setembro, Comunicação entre Pais e Filhos - Como falar e agir no dia-a-dia das relações familiares. Trata-se de uma nova edição, revista e atualizada do sucesso que conduz pais e educadores na delicada relação com as crianças e adolescentes e que a terapeuta familiar Maria Tereza Maldonado lança agora pela Integrare Editora. A excessiva preocupação em garantir o bom desenvolvimento emocional da criança pode embotar a espontaneidade, a intuição e o bom senso. A distorção de teorias psicológicas também é relevante, gerando manejos incorretos, tais como evitar colocar limites supostamente para não traumatizar a criança", afirma a autora.

Espero que tenham gostado \Õ.
Até mais :*


9 de agosto de 2012

Feito Por Mim


Oi pessoal! Hoje e dia da coluna “FEITO POR MIM”

Esta é mais uma publicação no qual terá textos/redações elaborados (as) por mim. Em Feitos Por Mim, serão destacados temas de vários tipos, desde aqueles presentes no cotidiano até os mais históricos. Este será publicado mensalmente, semelhante aos outros.

No entanto fugi das temáticas que eu havia destacado logo acima, e fui direto passar para o papel o que eu havia sonhado há pouco tempo. Pedi a ajuda da Fran para o conserto de alguns erros que estavam presentes, obrigado Fran :) Vamos ao que interessa, né? O que você vai ler a seguir pode ser comparado a uma pequena sinopse. 

Através de um sonho... O fim do mundo foi redesenhado na minha mente

 As horas se passavam e todos os moradores do planeta Terra estavam felizes. Alguns dormiam. Outros festejavam, curtindo o que está sendo lhe proporcionado, até que... eis que surge uma nuvem negra no céu na qual todos os países têm a possibilidade de ver. Assim, várias pessoas saem de suas casas para ver o que está acontecendo, presenciando aquela cena fantasmagórica. 

Por um breve momento, um brilho estonteante invade a nuvem fazendo surgir dela uma espécie de nave espacial, emergindo consigo várias sombras que penetram nos seres humanos instantaneamente. Alguns, porém, se mantêm intactos, sem a presença desses seres.

Desta forma, as catástrofes começam a surgir. A falta de água e de comida faz com que as pessoas comam umas as outras para que assim possam saciar a fome. Tudo o que os seres do planeta invasor conseguem possuir da Terra é levado para o seu mundo, deixando o planeta azul com um aspecto catastrófico. Uma verdadeira cidade fantasma.

~*~

Meses se passam e várias pessoas constroem uma fortaleza única para que possam se manter a salvos desses seres malignos. Mas, eis que o dia que eles mais adiaram chegou. A noite é inevitável, e com isso as pessoas precisam voltar para seus pequenos lugares de descanso. Um barulho nunca ouvido faz com que os sobreviventes acordem dos pequenos cochilos, e ao saírem da fortaleza se deparam com uma enorme bola de fogo que emerge do céu, e que aos poucos vai chegando mais e mais perto da Terra. 

Ao passar pela camada que protege o planeta, a bola de fogo chega ao solo, mas o que todos não imaginavam é que aquela luz nada visível aos olhos fosse tão grande! Ela era de fato enorme, e não há como descrever o seu enorme tamanho. Quando enfim caiu, mais uma catástrofe começou: uma quantidade enorme de fogo atinge tudo o que estava na sua frente. Quanto mais aquele amontoado de fogo passava pela Terra, mais havia destruição. A destruição do pouco que restou.

Durante dias o fogo foi devorando tudo e ninguém podia fazer nada... até restar apenas os seres que vieram de outro planeta.

E foi assim... sobrou apenas poeira em um mundo em
que existiam várias belezas...

6 de agosto de 2012

[RESENHA] Por Linhas Tortas

Apresento-lhes a resenha do livro Por Linhas Tortas da autora nacional Cynthia França, parceira do blog. Vamos apreciar?


 “Sou alguém que sonha muito e que se recorda dos sonhos, alguns a vida inteira. Outros, durante dias, semanas ou meses. Depende do quanto o sonho me tocou.” Pág 11

Por Linhas Tortas nos apresenta uma história de amor e compreensão. Ester vivia tranquilamente com seus pais e sua irmã Aretuza – já casada –, até que em um dia qualquer ela conhece Miguel na faculdade em que ela estudava e depois de muitos encontros o casal começa a namorar e se casam. A vida a dois era linda, sem muitas desavenças e outras características presentes em um casamento. Juntos construíram uma família unida – sem filhos até o momento –, em meios econômicos, Miguel apesar de simples, junto com seu colega criou uma firma de vendas de imóveis e lá Ester também trabalhava.

Durante o trabalho de Miguel que era corretor de imóveis, ele sofre um roubo e os assaltantes acabam matando Miguel. A vida de Ester desaba por completo, vários problemas surgem e ela tem que lhe dar com eles (ocorre uns acontecimentos na estória, que não é bom contar, pois pode causar spoiler). 

“Não me importava com o que as pessoas pensavam, não me preocupava o fato de estarem me achando forte ou fraca. Nunca havia experimentado dor como aquela e precisava de tempo para aprender a lidar com aquilo.” Pág 44

“Sim, Aretuza tinha razão. O sofrimento que eu experimentava decorria do sofrimento que tinha por Miguel e fazia parte da experiência da morte.” Pág 70

Querendo dar uma guinada na sua vida, Ester acaba se mudando para Belo Horizonte e lá ela conhece várias pessoas que a faz mudar completamente, ela acaba descobrindo a si mesma.

Por Linhas Tortas é considerado por mim um chick lit. A narrativa é feita sob primeira pessoa, apresentando-nos a vida de Ester contada por ela mesma. Ao longo das páginas é nos apresentado a vida de Ester antes de Miguel, o tempo que ela viveu com ele e depois de sua morte.

Um ponto negativo que pude perceber durante toda a leitura é que o livro não possui capítulos, foi meio estranho, pois algumas vezes eu acabava me perdendo em algumas partes. Fiquei imprecionada como me achei semelhante à Ester, no seu jeito de ser, nossa havia vezes que me via no lugar dela nos acontecimentos do dia a dia. Cynthia no apresenta uma estória simples, mas ao mesmo tempo carismática e tocante e com isso nos vemos presos de certa forma a Ester e a sua vida. Tenho que confesar que em algumas páginas me deu vontade de alterar todo a narrativa – como pode? –. O final possuiu seu toque carismático, simples e bonito.



3 de agosto de 2012

Um ano de blog + sorteio \Õ/


Por muito tempo me vi refletindo em como poderia criar este texto. 
Assim começarei a relatar como o blog surgiu:

Tudo começou em uma tarde, estava sentada em frente ao computador e me veio em mente criar um blog, apenas para diversão sem nenhum compromisso, então criei o blog #Músicas, Livros e blábláblá. Mas ao longo dos meses percebi que ele estava se tornando cada vez mais sério que com isso não podia desanimar nem mesmo parar de postar, pois isso já havia se tornado parte da minha rotina. Em um dia qualquer resolvi mudar o template do blog e com isso alterei também o seu nome, passando a se chamar Entre Livros e Livros, com o tempo ele foi alterado mais uma vez e hoje como vocês podem ver o blog alterou novamente seu modelo (espero que tenham gostado). Um ano se passou e com isso houve várias felicidades, o blog cresceu e hoje completa sua primeira primavera. No mais, agradeço a todos que por aqui passaram e que por aqui ainda continuam entre eles estão a Francielle (Universo Literário), Ronaldo (Livro Sobre Livro), Aione (Minha Vida Literária), Ana (Na Parede do Quarto), Caroline (Criticando por aí) e aos demais que sempre se dispõem um tempo livre para comentar aqui. Aos autores parceiros que me apresentaram obras surpreendentes, instigantes e sempre disponibilizando a mim novidades e aqui apresento vocês os parceiros do blog Entre Livros e Livros:

Graciela Mayrink autora do livro Até Eu Te Encontrar                                                            
 Kamila Denlescki  autora do livro Estrela Píer
Cynthia França autora do livro Por Linhas Tortas
Bento de Luca (pseudômio dos primos Marcelo e Gustavo Siqueira) autor do livro O Príncipe Gato e a Ampulheta do Tempo
Gilson Pinheiro autor dos livros Lendas Sagradas e Batalha dos Anjos
Rondinelli Fortalesa autor do livro Oldar – Guerra da Traição
Iracy Araujo autora do livro As Crônicas da Terra do Lago – o primeiro ministro
Eliane Quintella autora do livro Pacto Secreto
Ricardo Ragazzo autor do livro 72 Horas Para Morrer
Damone autor do livro Caverna do Dragão – O Reino
Khêder Henrique autor do livro O Poder do Fogo
R. Costac autor do livro O Circulo de Pedra
M. R. Malucelli autora do A Escultora – o caso do Espírito Errante
Marcia Rubim autora do livro Adeua à Humanidade
Monique Lavra autora do livro Guardiões
Cris Motta autora do livro Baroak – A Estrela
Fabiane Ribeiro autora dos livros Jogando Xadrez Com Os Anjos e Corações em Fase Terminal
Roberta Spindler e Oriana Comesanha autoras do livro Contos de Meigan – A Fúria dos Cartágos
Valentine Cirano autora dos livros Chama Imortal e Impacto Fulminante
Denir Jr. autor da tralogia Diários de Milena Liebe
Markus Thayer autor do livro Hathor
Liana Cupini autora dos livro Estigmas da Luz e Antes Tarde Do Que Mais Tarde
E demais autores parceiros.

Eu agradeço também a Editora Arqueiro que recentemente se tornou editora parceira do blog. Além disso tenho que agradecer principalmente a Francielle que me ajudou muito nessa etapa e também ao Ronaldo que é a alguns meses colunista aqui do blog! Gente só tenho a agradecer a todos mesmo <3

Sem mais delongas, o blog Entre Livros e Livros completa um ano, mas quem ganha o presente são vocês. Será dois livros e marcadores para apenas uma pessoa!

Os livros sorteados serão Caverna do Dragão – O Reino (resenha aqui) e o livro A Escultora – O caso do espírito errante, dos dois parceiros aqui do blog Damone e M. R. Marucelli.

Para isso é necessário:
Seguir o blog publicamente
Preencher o formulário (Aqui) e você já estará participando.

Mas para quem quer ter mais chances, basta fazer o que se pede logo a baixo:

Seguir o twitter: @nataliiaas__ (preenche mais uma vez)

Twittar a seguinte frase: Um ano do blog ELL da @nataliiaas__ e quem ganha o presente sou eu! (preenche mais uma vez a cada vez que for twittado)

Seguir Twitter da autora M. R. Marucelli: https://twitter.com/mrmalucelli (preenche mais uma vez)

Adicionar o Facebook da autora: http://www.facebook.com/mrmalucelliII (preenche mais uma vez)

Curtir página do livro no Facebook: http://www.facebook.com/pages/A-Escultora-O-Caso-do-Esp%C3%ADrito-Errante/395933823779836 (preenche mais uma vez)

Assistir Book Trailer do livro no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=C93_HNHPxl8&feature=g-upl (preenche mais uma vez)

E visitar outros livros da autora no site: http://mrmalucelli.com/ (preenche mais uma vez)
Regras exigidas pela autora

O sorteio será realizado dia 30 de setembro e no mesmo dia será publicado o ganhador.

Boa sorte a todos.
Fico por aqui.
Beijos :*